Sábado, 22 de Outubro de 2011

Luvuei

 

Luvuei situava-se em pleno coração da mata, completamente isolado do mundo. As localidades com algumas condições mais próximas eram a Vila de Gago Coutinho, a cerca de 100 quilómetros de distância, e a cidade do Luso a mais de 300 quilómetros. Talvez por isso, alguém tenha chamado àquela zona "Terras do Fim do Mundo".

 

 
 

Na altura, o acesso a Gago Coutinho e ao Luso fazia-se por picada, uma das mais minadas de Angola, ou por via aérea.

O nosso relacionamento com a população local, que vivia na sanzala, junto ao quartel, era bom e talvez isso explique a razão pela qual o nosso quartel só foi atacado uma vez, em 4 de Fevereiro de 1971, enquanto ali permanecemos. Embora fosse a UNITA que exercia mais influência no Leste de Angola, pensa-se que o ataque tenha sido perpetrado pelo MPLA, para comemorar mais um aniversário do início da luta armada em Luanda, uma vez que coincidiu com a data em que se iniciou a guerra em Angola, com o ataque à Casa da Reclusão.

 

O ataque ao Luvuei foi efectuado durante a noite, tendo o inimigo utilizado armas ligeiras e morteiros 80, equipamento superior ao que a CART 2731 dispunha, uma vez que só possuíamos armas ligeiras, metralhadoras e morteiros 60.

 

Felizmente para nós, o inimigo não devia ter grandes especialistas no manuseamento do morteiro, porque nenhuma das granadas atingiu o nosso aquartelamento, indo cair a algumas centenas metros para além do quartel.

 

Apesar disso, estávamos a correr um grande risco, porque os nossos morteiros não tinham capacidade para alcançar o local donde o inimigo estava a atacar e este, a qualquer momento, podia afinar a pontaria e começar a acertar na área do aquartelamento, o que nos criaria uma situação muito complicada.

 

Valeu na altura a coragem de um 1º. Sargento, homem muito experiente, já com algumas comissões no Ultramar, que, acompanhado por outro elemento da CART 2731, resolveu pegar num morteiro 60 e num cunhete de granadas, sair do quartel e avançar, mesmo debaixo de fogo cerrado, até à margem do rio Luvuei, a cerca de 200 metros de distância do quartel.

 

Desse local já o nosso morteiro tinha capacidade para atingir o local donde estava a ser efectuado o ataque. Bastaram meia dúzia de morteiradas e o ataque inimigo cessou quase de imediato.

 

Na manhã do dia seguinte, foi efectuada uma operação de reconhecimento à zona, tendo sido encontrada uma arma, junto a um guerrilheiro morto. Foram detectados vários rastos de sangue, o que prova que o inimigo sofreu, pelo menos, 1 morto e retirou com vários feridos. Em relação à CART 2731, para além do grande susto, o ataque não provocou quaisquer danos.

 

 

 

No Luvuei os nossos dias estavam sempre muito ocupados. Faziam-se operações com frequência, havia necessidade de, quase diariamente, ir à água e à lenha, faziam-se várias deslocações ao Lutembo, para reabastecer o nosso grupo de combate que ali estava instalado, nas noites que antecediam os dias de MVL, havia necessidade de fazer protecção à ponte que existia na picada entre Luvuei e Lutembo, para evitar que a mesma fosse destruída pelo inimigo, o que sucedeu várias vezes, mas sobrava sempre algum tempo para momentos de lazer.

 

Nas horas vagas, os nossos principais passatempos eram, essencialmente, o futebol, o jogo de cartas, designadamente king e lerpa, e a caça.

 

Em frente da porta de armas, no exterior do quartel, havia um campo de futebol improvisado, onde era habitual ver-se, às sete da manhã, pessoal a jogar futebol. Um dos grandes animadores desses jogos era o médico da nossa Companhia, o Dr. Jorge Humberto, figura bem conhecida dos meios desportivos. Jogou na Académica de Coimbra, donde se transferiu para o Inter de Milão. Terá sido uma das primeiras transferências de futebolistas portugueses para o estrangeiro.

 

Os jogos de cartas eram disputados normalmente depois do jantar até por volta da meia-noite. Ás vezes jogava-se à lerpa, mas, por regra, o jogo preferido era o King. Organizavam-se campeonatos e o vencedor era contemplado com uma garrafa de whisky.

 

Muitas vezes, nas noites que antecediam o MVL e que havia pessoal da CART 2731 a fazer protecção à ponte, o Comandante da Companhia, depois de acabar o jogo das cartas, por volta da meia noite, pegava no jipe e dizia-nos que ia fazer uma visita e levantar a moral dos homens que estavam no mato.

 

Bem o tentávamos dissuadir, alertando-o para a perigosidade da aventura, uma vez que, para além de poder cair numa emboscada, tinha de percorrer cerca de 20 quilómetros de picada, onde com frequência o inimigo colocava minas, especialmente nos dias que antecediam a passagem do MVL. Nunca o conseguimos dissuadir, nem nunca quis que o acompanhássemos. Fez isto várias vezes, deixava uma grade de cervejas para o pessoal e voltava trazendo, quase sempre, uma ou duas gazelas, que caçava pelo caminho.

 

A caça era um passatempo perigoso. Era praticada, normalmente, à noite. Tínhamos de utilizar holofotes, que denunciavam a nossa localização, pelo que todas as precauções eram poucas. As espécies mais capturadas eram os veados, as gazelas e as pacaças.

 

 

 

 

As pacaças eram uma espécie de boi selvagem e chegavam a pesar mais de 600 quilos. Sempre que se caçava um destes animais havia rancho melhorado durante aproximadamente uma semana. Era preciso ter muito cuidado com as pacaças, porque quando eram atingidas e ficavam feridas fingiam-se mortas e atacavam os caçadores que inadvertidamente delas se aproximassem. Assim, sempre que atingíamos uma pacaça, tínhamos o cuidado, antes de lhe tocar, de disparar alguns tiros para a cabeça, embora pensássemos que já estava morta.

 

O clima no Luvuei era bastante agreste. As temperaturas atingiam durante o dia valores próximos dos 40º C e à noite chegavam a atingir valores negativos. Esta localidade fica situada a largas centenas de quilómetros de distância do mar, pelo que a amplitude térmica nesta zona é muito elevada.

 

Depois de alguns meses de permanência neste inferno, a CART 2731 foi substituída, em Junho de 1971, pela Companhia de Caçadores 3369 e transferida para o Ambriz, um paraíso, se compararmos as duas localidades. A distância entre Luvuei e Ambriz é superior a 1.000 quilómetros.

 
tags:
publicado por Franquelino Santos às 16:03
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Herberto Terra a 24 de Fevereiro de 2014 às 19:01
Eu fazia parte da C.Cac.3369 que foi formada nos Acores no B.I.18 em outubro de 1970 90% era-mos Acoreanos e e que foi render a C.2731 em junho de 1971 no Luvuei no Leste de Angola a fim de um ano fomos transferidos para o norte de Angola numa zona chamada Benza desviado para o anterior a 80 km de Santo Antonio do Zaire ,ai foi uma peluda como se dezia na vida militar foi o melhor tempo de tropa que passa-se eu e a companhia .
De Franquelino Santos a 27 de Fevereiro de 2014 às 15:30
Obrigado por ter comentado o meu blog. Sei que fomos substituidos por uma Companhia de Açoreanos, já não sabia era qual o número. Nós quando saimos do Luvuei fomos colocados em Ambriz e também pensámos que íamos acabar a comissão em beleza, mas foi sol de pouca dura. Passados 3 ou 4 meses fomos colocados na zona de Santa Cruz de Macocola, no meio da mata, a dar protecção a uma Companhia de Engenharia que andava a abrir uma picada, a dormir em tendas de campanha, e no raio de 20 quilómetros nem nativos havia: O Luvuei comparado com aquela zona era um paraíso
De Herberto Terra a 27 de Fevereiro de 2014 às 20:12

A companhia que fomos render a Luvuei era Madeirense ,se a voce a natural da Madeira,e aonde vive agora ,no norte em Benza um Tenente Coronel,nos foi fazer uma vezita 3 meses antes da nossa comissao acabar nos forma-mos e ele entao vinha nos dar essa boa nova foi palmas e assobios e nos disse qual era a data 21 de abril de 1973 que embarcava-mos de aviao para a Metropole,mas nos disse a sequir que ja sabia que quando nos chegase-mos aos Acores que a maior parte de nos que ia-mos emigrar para os EUA ou Canada e foi isso que aconteceu,tinha aqui no Canada duas irmas uma me fez carta de chamada ,logo que eu sobe da noticia cheguei ao Canada legal o o dia 18 de janeiro de 1974 ja ca estou a 40 anos ,nao tinha ideias nenhumas de ficar em Angola ,mas o Sr,Tenente Coronel bem tentou ,penso que ficou um ou dois ,em Ambriz o meu pelotao ficou a tomar conta de uma fazenda que havia ai de fazer oleo de palmeira mas foi so 3 meses ,depois fomos mais para o norte de Ambrizete mas a beira mar num lugar chamado Quimzau ai tinha um farol grande nos tive-mos ai mais 3 meses ai a que foi o meu melhor tempo de tropa era praia nem reforco nos fazia-mos ,a marinha Portuguesa fazia patrulha no rio Zaire e os turas para nos vir fazer mal ali tinhao que andar muito ,nos talvez estava-mos desviado da sede da companhia em Benza talvez uns 100 km a minha companhia tinha meia duzia de pessoal em Santo Antonio do Zaire a tomar conta de um quartel de um batallhao igulamemte em Kely perto do Benza
De Jose a 9 de Julho de 2023 às 17:21
Oi amigo
Sai do Luiana em Setembro de 1972 e até Setembro de 1973 estive destacado na CRA casa de reclusão de angola ,penso que nos encontramos por lá!
Fui furriel miliciano Cardoso
Abraço
De Franquelino Santos a 10 de Julho de 2023 às 10:25
Fui colocado na CRA em Junho/72 onde estive cerca de 1 ano mas quase 9 meses estive como voluntário no destacamento de Cabo Ledo, um verdadeiro paraíso. Praticamente todas as semanas vinha à CRA, por isso certamente encontramo-nos por lá, mas não me recordo nome Cardoso. Eu também era furriel e era conhecido por Santos. Sou algarvio e vivo em Lisboa, na zona de Lisboa
Abraço

De a.leitão a 22 de Junho de 2016 às 06:55
Andei por lá em destacamento em 64 (Dez 62 a Mar 65). Estava na altura sediado em Gago Coutinho Companhia 389. Adorei a Foto. Apesar de ter muitas fotos não tenho nenhuma com esta vista. Estou neste momento a preparar uma resenha alargada da minha passagem por Angola. A qualidade das minhas fotos é um pouco foleira, na altura os meis eram muito escassos. Enfim estórias!
Foi um gosto ter a oportunidade de reviver as Terras do Fim do Mundo.
De Franquelino Santos a 27 de Junho de 2016 às 12:14
Obrigado pelo seu comentário. As minhas fotografias também têm pouca qualidade, mas é o que existe. Mais vale pouco do que nada...
Abraço
De Leao leste a 12 de Maio de 2020 às 14:45
A foto da pacaça não é pessoal da comp. 2596?
De Anónimo a 24 de Maio de 2020 às 20:37
A fotografia com a pacaça é do pessoal da C. 2596 conheço bem esses meus amigos,
Infelizmente alguns já cá não estão

Comentar post

VISITE O SITE DA CART 2731

.Franquelino Santos

.pesquisar

 

.Abril 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. A partida

. Casa de Reclusão Militar ...

. A minha ida à guerra - Um...

. A primeira noite na mata

. Casa de Reclusão de Luand...

. Embarque para Angola - 17...

. Recordam-se da "Cuca" ?

. A ponte do rio Lumai

. Quissama - Sede, a quanto...

. "Safari" no Parque Nacion...

.Arquivo do blog

. Abril 2023

. Novembro 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Abril 2018

. Maio 2016

. Maio 2015

. Novembro 2014

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Agosto 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub